Deixar de fumar: chaves de sucesso!
Deixar de fumar é uma preocupação que afeta muitos, senão quase todos, os fumadores. Aprenda algumas técnicas que podem ajudar a abandonar o vício do tabaco.
Apesar dos malefícios do tabaco serem sobejamente conhecidos, abandonar o vício do tabaco é difícil e implica, por vezes, fazer alterações drásticas do modo de vida. Deixar de fumar tem de ser uma decisão própria e fundamentada para que se possa seguir com a força de vontade que é necessária para parar de fumar.
Existem diferentes métodos que podem incluir substitutos da nicotina, terapias por hipnose, acompanhamento psicológico ou ainda acupuntura, entre outros. A par com a ajuda que preferir durante esta fase, existem algumas dicas que podem ajudar a parar de fumar.
Tome nota:
1. Informar-se sobre os malefícios do tabaco
Fazer uma pesquisa exaustiva sobre os malefícios do tabaco é um excelente ponto de partida para abandonar o hábito de fumar. Pense não só nos efeitos nocivos que o tabaco tem para si mas também nas repercussões que pode ter para quem está à sua volta. Reveja ainda todos os casos de sucesso à sua volta e tente compreender quais foram as chaves de sucesso.
2. Escolher uma data para deixar de fumar
Todas as grandes decisões passam por um ponto de partida. Escolha o dia em que vai deixar de fumar e recorde-o como uma data especial, a comemorar. Celebre o número de dias, de semanas, de anos que passaram desde que fumou o último cigarro.
3. Encontrar aliados de luta
Alie-se a uma pessoa que também esteja na sua situação, decidida a para de fumar. Partilhem preocupações, ansiedades, fúrias e, claro, vitórias. Uma luta partilhada é mais fácil de vencer!
4. Envolver a família
Quando a família está ciente da sua decisão pode ser, da mesma forma, uma grande aliada. Tente que o vício do tabaco seja indesejado em casa. Por vezes pode gerar algumas situações desagradáveis, mas lembrem-se que é por uma boa causa.
5. Afastar-se de hábitos que "puxam o cigarro"
Evitar certas pausas no trabalho onde sabe que vai acabar por fumar, alguns espaços onde sempre fumou ou até deixar o isqueiro em casa são pequenos gestos que contribuem para o abandono dos cigarros.
6. Limitar progressivamente o espaço em que fuma
Pouco a pouco experimente começar a fumar apenas em certos sítios e ir reduzindo os mesmos até que pareça ser quase impossível fumar um cigarro em paz. Por exemplo, se fuma em casa comece por limitar os cigarros a uma divisão, depois às janelas, a seguir a uma só janela e por fim obrigue-se a sair para fumar. Será que vale a pena o esforço por um cigarro?
7. "Salte" gradualmente os cigarros que fuma por hábito
Adiar o primeiro cigarro da manhã, saltar aquele de antes do almoço, ou o de depois e ir, pouco a pouco aumentando o intervalo entre os cigarros também é uma boa forma de reduzir a quantidade de fumo na sua vida. Não conseguiu resistir? Amanhã tem outra oportunidade, não vale a pena desistir completamente!
8. Use o dinheiro que não gasta em tabaco para outras coisas que lhe deem prazer
Quando decidir parar de fumar, guarde o dinheiro que supostamente gastaria em tabaco para outras atividades. Compre algo que queria há muito tempo, presenteie-se com um jantar diferente, faça uma pequena viagem… E descubra mais uma das vantagens de não fumar!
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Você quer seguir lendo?
Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia
Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.
Já tenho uma conta. Iniciar sessão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE