Como conseguir impor minhas decisões aos meus pais?

Realizada por >bibi · 30 abr 2024 Terapia familiar

Tenho 20 anos e sempre trabalhei desde que saí da escola, vivi sozinha por 3 anos desde 2021 pois minha mãe foi morar em outro estado e eu fiquei sozinha na nossa casa, ela é muito ausente na maioria das situações mas sempre cobra atenção a ela. Veio no natal do último ano e eu não quis ir ver ela, fiquei na casa do meu namorado, com a família dele que me trata super bem, enquanto meu pai estava viajando. Já tive um relacionamento de dois anos com ele dos meus 14 aos 16 anos, mas terminamos pois meus pais não souberam lidar bem com a minha relação ir dando mais passos, e tive que me afastar por base de chantagem da parte deles. Sempre que tomo uma decisão tentam intervir até o meu cansaço de ceder ao que eles acham melhor. Minha mãe sempre tenta me controlar, mesmo não me ajudando emocionalmente nem financeiramente. Meu pai tanta o mesmo, mas ele me ajuda financeiramente e é mais presente. Atualmente tenho meu emprego estável, ganho promoções a cada mês por bonificação e tenho condições de me manter. Meu irmão foi morar na minha casa com a esposa após brigar com a sogra dele, eu perdi bastante a liberdade e estranhei o clima dentro de casa, a qual já tinha acostumada a ficar sozinha(completamente sozinha pois a casa é em cima da minha avó e ela acha que pode controlar tudo por lá também, não deixando nem amigas minhas irem lá quando eu estava só). Com isso fui saindo do conforto e quero me mudar, mas meus pais e família tendo em vista que ainda sim minha avó me "controla" não gostam da ideia de sair de lá. Minha sogra arrumou uma kitnet dela para eu e meu namorado ficarmos, já que passo a maior parte do tempo na casa dela por gostar de estar com eles. Mas agora estão tentando me impedir. Meu pai principalmente. Pois só participei ele da minha decisão, pq me importo com ele, mas está com todo o discurso de que sabe o que é melhor pra mim, que ele é mais vivido que eu e etc. Como posso fazê-lo pelo menos aceitar e respeitar minha decisão ao invés de atrapalhar algo que já está encaminhado?

Resposta enviada

Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar

Ocorreu um erro

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta 1 MAI 2024

Cara Bibi,
O processo de autonomia raramente é fácil e nem sempre é pacifico.
Pelo que conta, neste momento a Bibi tem uma situação financeira que lhe permite ser auto suficiente e isso é um grande trunfo para atingir verdadeiramente a sua independência. Nem todas as decisões que tomamos vão ao encontro daquilo que os outros consideram ser o melhor para nós.
É muito importante estar consciente da dimensão das escolhas que fazemos e isso implica lidar com as consequências dessas mesmas escolhas.
Parece-me ainda que tem um padrão de relacionamento que poderia apresentar melhorias significativas se trabalhar com um psicólogo.
Estou ao seu inteiro dispor.

Joana Melo da Silva Psicólogo em Lisboa

22 respostas

10 votos positivos

Fazer terapia online

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

1 MAI 2024

Olá Bibi,
Não há nada mais assustador que ficar estagnada e aprisionada no mesmo lugar a vida toda, entretanto, tomar as rédeas da própria vida causa medo e insegurança.
Posicionar-se diante da vida requer muitas vezes enfrentar pessoas que nos são próximas mas, só assim nos livramos das amarras que não nos deixam seguir nosso caminho.
É sempre importante deixar claro para sua família que, apesar de você seguir seu caminho, sempre os amará.
Em um primeiro momento, você terá que lidar com a resistência da sua família, mas com o tempo ou eles entendem e respeitam ou, você aprende a lidar com essa situação de maneira a não deixar mais interferir nas suas decisões.
Seja firme e assertiva, nunca agressiva e nem desrespeitosa, isso vai mostrar maturidade e vai ajudar no processo de aceitação por parte da sua família.

Fabiana Salido Psicólogo em Amadora

2 respostas

Contactar

A resposta foi útil para si?

Agradecemos a sua avaliação!

Psicólogos especializados em Terapia familiar

Ver mais psicólogos especializados em Terapia familiar

Outras perguntas sobre Terapia familiar

Explique o seu caso aos nossos psicólogos

Publica a tua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

50 Necessitas escrever mais 3850 caracteres

Tua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a tua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o teu caso pessoalmente.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de terapia não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o teu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

Esta pergunta já existe

Por favor, usa o buscador para conferir as respostas

psicólogos 1050

psicólogos

perguntas 3850

perguntas

respostas 1550

respostas