7 perguntas simples para avaliar a felicidade da relação
Algumas perguntas simples podem ajudar-nos a refletir sobre a felicidade da nossa relação e assim promover melhorias.
Partilhar a vida com alguém que amamos é maravilhoso e excitante, mas também traz muitos desafios. No começo do relacionamento tudo é um sonho. Ambos fazem um esforço para mostrar ao parceiro as suas maiores qualidades e assim manter o encanto. Mas, com o tempo, vamos conhecendo melhor a outra pessoa e é aí que as incompatibilidades começam a surgir.
Existem algumas características que deveriam ser a base de uma relação saudável e feliz. E é possível medir a felicidade de um casal, simplesmente reflectindo sobre a sua dinâmica. Abaixo encontrarás 7 perguntas que irão te ajudar a avaliar o nível de felicidade da tua relação:
1. Sorrides juntos?
Esta questão pode parecer banal, mas sorrir juntos é uma das partes mais importantes de uma relação feliz. Uma relação onde não há espaço para o riso, é tensa e pesada. Além disso, sorrir pode ajudar a quebrar o gelo, a aliviar os momentos de stress e a aproximar o casal.
2. Sois capazes de manter segredo?
Guardar um segredo não se trata apenas de uma demonstração confiança. Vai além disso. Faz parte da integridade e do equilíbrio da relação. Não guardar um segredo ou ameaçar contá-lo aos outros é uma forma de manipulação perversa, pois deixa a outra pessoa vulnerável. E as relações com pessoas manipuladoras são tóxicas e infelizess.
3. Partilhais os sentimentos mais profundos?
Quando nos apaixonamos, costumamos dizer abertamente o que sentimos. Caso contrário, seria impossível saber se o amor é recíproco. Mas, com o tempo, muitos deixam de falar dos seus sentimentos e as conversas passam a ser superficiais. "Como foi o seu dia?" ou "precisamos fazer o supermercado" substituem frases como "estou com saudades" ou "sinto-me triste porque já não partilhamos as nossas ideias". As conversas significativas desempenham um papel muito importante em qualquer relação, porque nos ajudam a manter uma ligação íntima e profunda com o nosso parceiro. Falar de sentimentos também abre caminhos para lidar melhor com os problemas.
4. A relação é equilibrada?
Dar e receber. Essa é a base de uma relação saudável. Quando um dos dois apenas dá e não recebe nada em troca, pode ser um sinal de que a relação é tóxica. Em casos assim, existe uma forte dependência emocional , o que é muito nocivo. Tenha em mente que não há nada melhor do que ser cuidada e também ser capaz de cuidar.
5. Sois amigos?
Passais tempo juntos só por diversão? Partilhais interesses e podeis falar sobre tudo? Olhas para o teu parceiro e tens certeza que ele é o teu melhor amigo? Se respondeu sim a essas perguntas, é um ótimo sinal, pois não existe relacionamento feliz sem amizade. No início da relação, quando há muita química, a amizade pode não parecer uma prioridade. Mas é. Se o casal não consegue ser amigo, falta um ingrediente importane do amor. E, no longo prazo, a relação provavelmente perderá o seu sentido.
6. Discutis com respeito?
Brigar não é agradável, mas faz parte da vida a dois. Nem sempre é fácil discutir de uma forma equilibrada e tranquila, mas os casais que conseguem fazê-lo têm mais probabilidades de ter uma relação forte e duradoura. Estar atento a gestos e palavras pode ajudar a manter a conversa civilizada. Além disso, é importante saber escutar. Muitas vezes, não prestamos atenção no que a outra pessoa fala porque estamos a pensar no que vamos dizer a seguir. Isto compromente negativamente a comunicação.
7. Sabeis que perfeição não existe?
Não existe pessoa perfeita nem relação perfeita. Se procuras a perfeição, nunca serás feliz com ninguém. Todas as relações têm problemas e passam por fases complicadas. Se não formos suficientemente maduros para aceitar as nossas próprias imperfeições e as imperfeições uns dos outros, nunca poderemos partilhar a vida com ninguém. Devemos ser tolerantes e procurar aprender com os nossos erros a fim de crescer como casal.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Você quer seguir lendo?
Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia
Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.
Já tenho uma conta. Iniciar sessão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Amizade não é o mesmo que amor. Mas se nem a amizade mais existe, é porque não há espaço para nenhum tipo de amor.