O que é a terapia de casal?
A terapia de casal é utilizada para ajudar os casais a ultrapassarem crises, problemas ou conflitos nas suas relações.
Através de sessões mediadas por um especialista, o casal pode aprender técnicas de comunicação, de convivência e de novas formas de viver as diferenças e a própria relação de uma forma mais tolerante e construtiva.
É natural que, à medida que as relações se prolongam no tempo, comecem a surgir incompatibilidades ou conflitos de diferentes ordens. A terapia de casal pode, acima de tudo, ajudar o casal a ultrapassar estes momentos e a tomá-los como uma forma de evolução e fortalecimento da relação.
A terapia de casal funciona?
Como qualquer terapia, o seu resultado irá depender quer do casal em sim, quer das condições que o rodeiam. No entanto, as estatísticas apontam para uma considerável taxa de sucesso.
Muitos são os casais que experienciaram vidas mais felizes após terem recorrido à terapia de casal para fazer face a um período mais conflitivo da sua relação.
Como é que a terapia de casal pode ajudar?
A terapia de casal revela-se uma grande ajuda na medida em que permite reavaliar a relação e restabelecer uma comunicação saudável dentro do casal.
Muitas vezes cada um dos membros do casal é ouvido individualmente, de modo a poder expressar mais livremente as emoções que vai sentindo e, num momento seguinte, o casal é convidado a juntar-se e a falar sobre os mais variados temas dentro da relação, sendo a sessão constantemente pautada por um psicólogo especializado nestas terapias.
São também frequentes os momentos de reflexão, de propostas de atividades dentro e fora da consulta, manutenção de diários, entre outros.
Quanto tempo dura a terapia de casal?
Cada sessão de terapia de casal, consoante a modalidade que se pratique, costuma durar entre 45 e 90 minutos. Já o número de sessões dependerá do trabalho que o casal traz para as consultas, sendo que há situações que requerem um maior número de sessões do que outras.
Como encontrar respostas na terapia de casa?
Inicialmente, é muito importante que casal e terapeuta (ou trapeutas) sintam que foram capazes de estabelecer um vínculo entre si. Por isso é tão importante refletir no momento de escolher um/a terapeuta.
Também pode ser interessante fazer alguma pesquisa acerca dos métodos e abordagens utilizados, pois cada casal terá mais abertura para determinado tipo de intervenção.
Assim, é fundamental conversar antes de iniciar a terapia e, por outro lado, ter em atenção as recomendações ou críticas de outros clientes.
Quando se deve fazer uma terapia de casal?
Cada casal deve saber quando os conflitos ou problemas pelos quais está a passar são ou não motivo para começar uma terapia.
Isto significa que uma discussão pode não ser motivo suficiente para fazer uma terapia de casal, mas se houver discussões frequentes, com temas que se repetem, talvez seja o momento de considerar recorrer à terapia.
Refletir sobre os modelos de comunicação e comportamento que são padrão dentro da relação é um excelente ponto de partida para decidir se está na altura de fazer uma terapia de casal.
Geralmente as questões relacionadas com a sexualidade são também ótimos indicadores da necessidade de terapia.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Escrito por
MundoPsicologos.pt
Nosso comitê de especialistas, formado por psicólogos credenciados, está empenhado em fornecer informações e recursos precisos e confiáveis. Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.