Alcoolismo: prevenção, sintomas e tratamento
O alcoolismo é uma perturbação que tem sérias repercussões nos planos físico, social, familiar e laboral da pessoa, sendo que pode ainda ter implicações ao nível económico, legal e moral.
O alcoolismo é uma perturbação que tem sérias repercussões nos planos físico, social, familiar e laboral da pessoa, sendo que pode ainda ter implicações ao nível económico, legal e moral. Em Portugal o alcoolismo afeta 7% da população nacional e 9,4% da população pode ser considerada como bebedores excessivos, sofrendo do síndroma de abuso de álcool.
O que leva ao alcoolismo?
As causas do alcoolismo podem ser variadas sendo que a dependência de álcool é influenciada por fatores psicológicos, genéticos e sociais. Esta perturbação costuma estabelecer-se de forma gradual, começando muitas vezes por ser um ato social que se vai tornando necessário, mesmo que incapacitante e com todas as consequências negativas que possa ter.
Sintomas do alcoolismo
O principal sintoma do alcoolismo é uma necessidade incontornável de consumir álcool, associada à incapacidade de reduzir o seu consumo. Ao mesmo tempo, ganha-se tolerância aos seus efeitos, o que leva a que seja necessário um maior consumo para alcançar o mesmo efeito.
Dada a pressão social, a pessoa começa a consumir álcool às escondidas ou isolada, de modo a não sofrer o escrutínio alheio. Por outro lado, a sua abstinência provoca efeitos físicos como tremores, suores e enjoos.
É frequente haver um aumento gradual de lapsos de memória e ritualização dos momentos que são associados ao consumo de álcool.
As atividades que antes se consideravam agradáveis perdem interesse para o alcoólico, cuja atividade passa a girar em torno do consumo de bebidas alcoólicas.
A nível mental, o álcool diminui a capacidade de discernimento, afeta emoções e pensamentos. Também o plano motor se vê afetado, havendo perda de coordenação.
Dados os seus efeitos, o alcoolismo aumenta o risco de acidentes, tem implicações no rendimento laboral e aumenta o risco de outras complicações médicas como doenças hepáticas, digestivas, sexuais e cardíacas entre outras, sendo que pode afetar todo o organismo.
Tratamento do alcoolismo
Para o tratamento do alcoolismo é importante, acima de tudo, a colaboração e vontade da pessoa afetada.
Além do tratamento médico que é imprescindível, dadas as implicações físicas do consumo de álcool, será também necessário um acompanhamento ao nível da psicoterapia que inclua, além do paciente, a família e a colaboração do meio profissional e social em que a pessoa se insere.
Prevenção do alcoolismo
Ter atividades de interesse em que o álcool não seja contemplado é uma das formas de prevenir o alcoolismo, bem como encontrar formas alternativas de relaxar e lidar com o stress.
Se pensa que consome demasiado álcool e gostaria de parar de beber, existem algumas dicas que podem ser úteis:
- Escolha um dia para deixar de beber e confine o consumo de álcool a situações específicas;
- Não tenha bebidas alcoólicas em casa;
- Evite situações de risco nas quais achas que vai acabar por beber mais do que a conta;
- Aprenda a dizer não quando lhe oferecem bebidas;
- Faça um diário onde anota as suas metas (previstas e alcançadas);
- Consulte um profissional e procure ajuda terapêutica para perceber o que motiva o consumo de álcool e encontrar meios alternativos de lidar com as situações causadoras de ansiedade.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Você quer seguir lendo?
Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia
Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.
Já tenho uma conta. Iniciar sessão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Boas dicas. Estou abalado psicologicamente no meu relacionamento e trabalho. Isso me ajuda a começar a beber e esconder bebidas bem como beber escondido. Mas as dicas são ótimas Vou buscar segui-las.
Muito bom e elicidativo. Texto colocado de forma simples e de fácil entendimento. Tomei a liberdade de copiar e publicar em meu Facebook: JC João Carlos. Agradeço e parabenizo a publicação.
Excelente. Sou Luiz Carlos Sales, moro em Joinville, SC, tenho mais de 30 anos de SOBRIEDADE do alcoolismo.