O que são as fobias?
O medo é uma reação básica, comum e funcional que leva a pessoa a evitar uma situação de perigo. No entanto, quando este medo se torna persistente, exagerado e irracional, pode falar-se de fobia.
Nestes casos, a pessoa tende a evitar ao máximo a situação ou objeto causador deste medo e, ao mesmo tempo, experiencia sentimentos desagradáveis relacionados com estados de ansiedade, tais como tremores, suores, palidez, alterações da respiração e do ritmo cardíaco que podem derivar em ataques de pânico, nos casos mais graves.
O que determina a existência de uma fobia é a existência de uma reação exagerada em relação ao perigo real que determinado objeto ou situação representa. A reação pode acontecer perante o objeto e situação em si ou perante a possibilidade de exposição no futuro (por antecipação).
Quais são as causas das fobias?
Geralmente as fobias têm a sua origem em situações traumatizantes da infância e adolescência. Tal não significa que não se possam desenvolver fobias noutras fases da vida.
Do mesmo modo, nem todas as fobias têm na sua base um determinado acontecimento traumático, podendo ter a sua origem no contexto familiar ou social, bem como na interpretação das experiências vividas que é feita pela própria pessoa.
Quais são os sintomas das fobias?
Ou sintomas relacionados com as fobias são bastante variáveis. Não obstante, perante o objeto fóbico, a pessoa pode sentir falta de ar, alterações a nível cardíaco, suores, tremores e tonturas.
Apesar de, na maioria das vezes, a pessoa reconhecer que o seu medo é irreal, é-lhe impossível deixar de o sentir ou, até, controlá-lo.
Quais os tipos de fobias que existem?
Existem fobias relativas a praticamente todo o tipo de objetos ou situações. Entre as mais frequentes podemos encontrar a aracnofobia (medo de aranhas), a tripofobia (medo de buracos), a coulrofobia (medo de palhaços), a aerodromofobia (medo de andar de avião) e a catsaridafobia (medo de baratas), entre tantas outras.
A Associação Americana de Psiquiatria agrupou as fobias em cinco grandes conjuntos:
Fobia de animais;
Fobias de ambientes naturais (água, tempestades, alturas...);
Fobia a sangue, injeções e feridas;
Fobia situacional (elevadores, aviões, lugares fechados...);
Outros tipos de fobias (doenças, engasgamento, vómitos...)
Como superar as fobias?
As fobias podem ser curadas através de psicoterapia realizada por um profissional especializado. Muitas vezes, a menos que a fobia seja incapacitante, a pessoa não procura ajuda para a resolver.
Tratar a fobia passa por entender a causa da sua existência, o momento e a situação ou época em que surgiu. Por outro lado, expor gradualmente a pessoa ao objeto que lhe causa pavor (seja através de desenhos, fotografias, ou do objeto real) é também uma técnica bastante utilizada.
Técnicas de relaxamento revelam-se igualmente úteis para que a pessoa as possa usar quando está perante o objeto causador da fobia e, assim, diminuir as sensações que a fobia lhe causa.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Escrito por
MundoPsicologos.pt
Nosso comitê de especialistas, formado por psicólogos credenciados, está empenhado em fornecer informações e recursos precisos e confiáveis. Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.