Oii, eu sou a Gabi e ultimamente ando bem mais desanimada,apesar de tomar remedio para depressão ha uns 4 anos, ele não me prejudica em nada, não da efeitos colaterais, pelo contrário, me ajuda ate hoje (eu tomo o andes). Mas então, eu ultimamente estou tendo dificuldade em fazer amizades, nunca fui de ter muitos amigos e olha que todo mundo que me conhece fala que sou engraçada e divertida, eu converso bem, mas ando sem amigos, com quem conversar e ai fico na minha…não sei o que eu poderia fazer, tenho minhas irmas mas não é a mesma coisa hahah eu gosto de ficar sozinha, mas tambem gostaria de ter um amigo(a) para conversar, desabafar… ah e eu namoro, mas isso seria um outro assunto hahaha.
Resposta enviada
Em breve iremos verificar a sua resposta para posteriormente a verificar
Ocorreu um erro
Por favor, tente outra vez mais tarde.
A melhor resposta
2 MAI 2024
· Esta resposta foi útil a 1 pessoas
Cara Gabi,
Muito obrigada pela partilha.
Estar desanimada não é o mesmo que sofrer de depressão.
A depressão é uma doença séria e que necessita de uma intervenção interdisciplinar. O recurso a medicação tem como objetivo o equilíbrio neuroquímico; a intervenção psicológica permite organizar os pensamentos, promover o conhecimento sobre o modo de funcionamento e lidar de forma mais adaptativa com as emoções. Este processo, contribui também para a melhoria na relação com os outros.
Experimente iniciar um trabalho de intervenção psicológica.
Estou ao seu inteiro dispor.
Joana Melo da Silva
5 MAI 2024
· Esta resposta foi útil a 0 pessoas
Olá Gabi, agradeço a sua partilha. Os amigos são pessoas importantes em nossas vidas. E realmente você tem razão, irmãs não são a mesma coisa!
Fala que ultimamente está com dificuldade de fazer amizades. Acho importante pontuar que nem todas as pessoas que conhecemos tornam-se nossos amigos. Os amigos vão se formando com o passar do tempo. E, geralmente precisa de um certo investimento. Ou seja, é como um jardim, precisamos nos dedicar algumas horas para que algumas flores plantadas se tornem um jardim.
Às vezes, não temos necessidades de ter amigos e preferimos ficar mais só. Estar só não quer dizer solidão, ou tristeza. Parece ser uma pessoa introvertida que gosta da sua própria companhia. E isso é ótimo! Mas precisa perceber o quanto “andar sem amigos” está te incomodando. E sempre foi assim ou somente de um “tempo” para cá? E antes era mais fácil fazer amigos do que agora? O que mudou na Gabi de antes e na Gabi de agora? Reflita se essas perguntas fazem sentido para você.
Saiba que estou aqui para ajudá-la! Pode contar comigo!
Luciana Budal
2 MAI 2024
· Esta resposta foi útil a 0 pessoas
Olá Leli,
Muito obrigada pela sua partilha! É difícil falarmos sobre coisas tão íntimas e vulneráveis. É muito corajoso enfrentar a sintomatologia depressiva com garra e força de vontade e é exatamente o que está a fazer. Está a lutar contra os sintomas e a querer viver uma vida significativa e movida pelos seus valores, fazendo parte disso alargar a sua rede de contactos, expor-se, dar-se a conhecer. É algo difícil de fazer e ter motivação é um primeiro passo importantíssimo. Agora é perceber como e através de que meios pode fazê-lo e aprender ferramentas que a façam sentir mais confiante e segura de si para a eventualidade das tentativas correrem bem ou mal. Considero que ajuda psicológica facilita esse processo que não precisa de ser solitário.
Estarei disponível para o que precisar.
2 MAI 2024
· Esta resposta foi útil a 0 pessoas
Olá Leli!
Os amigos não se medem pela quantidade mas sim, pela qualidade, poucos e bons! No entanto pelo que percebo sente alguma isolamento. Talvez ter mais atividades sociais e em grupo poderá ajudar a dissolver essa sensação e fazer novas conexões. Coragem