O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma emoção que, na sua origem, é muito útil para ajudar as espécies a protegerem-se perante situações de perigo, pois permite que o corpo se prepare para reagir face a estas mesmas situações. Enquanto a ansiedade controlada pode ser um excelente estimulante, o seu excesso é fonte de sofrimento.
A ansiedade caracteriza-se pela existência de sentimentos de insegurança, tensão e preocupação que podem ser acompanhados de sensações físicas como taquicardia, arritmias, suores, secura da boca, tonturas e tremores. A ansiedade faz parte dos quadros depressivos e de perturbações do humor.
Os quadros ansiosos têm vindo a aumentar em Portugal de forma significativa, sendo que as mulheres são a população mais afetada por este transtorno.
Quais as causas da ansiedade?
Apesar de existirem casos nos quais a origem da ansiedade é evidente, nem sempre tal acontece. Na verdade, o facto de não conseguir identificar o gerador de ansiedade pode agravar esta perturbação.
Na génese da ansiedade podem encontrar-se fatores hereditários, ambientais, psicológicos ou situacionais. Também o consumo de algumas substâncias como excitantes, sejam eles café, chá, álcool, drogas ou tabaco é passível de ser desencadeador de ansiedade.
Quais os sintomas da ansiedade?
A ansiedade manifesta-se, geralmente, através de sensações de apreensão, impotência, medo ou pânico. Juntamente com estas, sintomas físicos como taquicardia, aumento da frequência respiratória, sudorese (especialmente nas mãos), cansaço, apneia e tremores são igualmente frequentes.
Consoante a vertente do quadro ansioso, os seus sintomas podem manifestar-se sob distintas formas.
Quais os tipos de ansiedade mais comuns?
Existem diferentes tipos de ansiedade, que se podem caracterizar em função do que a despoleta. Assim, pode falar-se de transtornos de ansiedade nos casos de perturbação obsessivo-compulsiva, pânico, agorafobia, claustrofobia, ou stress pós-traumático.
Como se pode controlar a ansiedade?
Um dos pontos de partida para o controlo da ansiedade passa por identificar qual a sua origem, o que nem sempre é fácil de definir.
Quais o tratamentos que existem para a ansiedade?
Apesar de a ansiedade ser algo natural, convém sublinhar que o seu tratamento é fundamental para a manutenção de uma boa qualidade de vida. O recurso a um especialista não é invalidado pelos truques que se possam aprender para evitar as situações causadoras de ansiedade. É este quem poderá dar as indicações mais ajustadas para o tratamento da ansiedade.
Em grande parte dos casos, é indicada a intervenção de especialistas de mais de uma área que se podem complementar entre si.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Escrito por
MundoPsicologos.pt
Nosso comitê de especialistas, formado por psicólogos credenciados, está empenhado em fornecer informações e recursos precisos e confiáveis. Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.