A disfunção erétil pode ter uma origem psicológica?
Qualquer homem, a determinada altura da sua vida, pode passar por períodos em que sofra de problemas de disfunção erétil. Conheça as suas possíveis causas e saiba como agir nestes casos.
Qualquer homem, a determinada altura da sua vida, pode passar por períodos em que sofra de problemas de disfunção erétil. Entre as suas causas podemos encontrar fatores físicos, tais como obesidade e/ou problemas cardiovasculares, e fatores psicológicos que, na realidade, são os mais comuns. O seu tratamento o mais atempadamente possível pode fazer com que não se transforme numa condição crónica, pelo que se aconselha o seu diagnóstico e tratamento precoce.
Apesar de ser um tema possivelmente difícil de abordar, pois afeta a sua autoimagem e autoestima, com o aconselhamento de especialistas nesta área podem encontrar-se soluções eficazes.
Quais são as causas mais frequentes da disfunção erétil de origem psicológica?
Existem várias causas psicológicas que podem estar na origem da disfunção erétil. Entre elas podemos encontrar:
Ansiedade
A causa mais comum costuma estar relacionada com questões de ansiedade. O homem sente pressão para ter um bom desempenho sexual, o que o deixa num estado ansioso e, em consequência, não é capaz de manter uma relação satisfatória. Este caso sucede muitas vezes quando não há confiança suficiente entre o casal e tende a atenuar-se à medida que a relação se torna mais sólida.
Pelo contrário, em situações menos comuns, pode dar-se o caso do problema se auto perpetuar num ciclo de pensamentos e ansiedade, ou seja, o homem vê a disfunção erétil como uma preocupação, fica mais ansioso noutras situações e o seu desempenho vê-se afetado mais uma vez pela ansiedade, o que pode resultar numa escala de ansiedade que não lhe permite resolver o problema. Nestes casos, o mais adequado será consultar um especialista que poderá ajudar a encontrar ferramentas que permitam lidar com a ansiedade.
Perda de interesse
Quando não existe interesse ou desejo sexual é normal que o homem sinta problemas de ereção. Nestas situações poder-se-á averiguar quais são os fatores que levaram à perda de desejo.
Depressão
A disfunção erétil pode ser um sinal de depressão, especialmente quando associada a outros sintomas como baixa autoestima, cansaço geral, desregulação do sono e do apetite. Todos estes sintomas podem influenciar os outros em casos de depressão, pelo que um tratamento especializado é o mais adequado.
Stress
O stress é uma das causas mais frequentes e relevantes da disfunção erétil, quer pelo seu efeito a nível psicológico, quer pelas consequências físicas que pode causar a nível, por exemplo, hormonal.
Nos casos de disfunção erétil de origem psicológica, uma vez detetado o problema e iniciado o tratamento pode haver um retrocesso rápido, de modo que a situação volta ao normal em pouco tempo.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Você quer seguir lendo?
Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia
Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.
Já tenho uma conta. Iniciar sessão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE