Perverso narcisista: 5 pistas que o delatam

O perverso narcisista pode acabar com a vida das suas vítimas, mas com um pouco de observação é possível reconhecê-lo e afastar-se.

29 OUT 2020 · Leitura: min.
Perverso narcisista: 5 pistas que o delatam

Eles são aventureiros, encantadores, têm um grande poder de comunicação e observam tudo ao seu redor. No início  da convivência, são educados, prestativos e comportam-se como um verdadeiro gentleman. Mas quando ganham a confiança e o respeito da vítima, mostram a sua verdadeira identidade. Deixam feridas que podem durar toda a vida. Provavelmente, conheces alguém assim: são os chamados perversos narcisistas

Segundo a psiquiatra e autora do livro "O Assédio Moral", Marie-France Hirigoyen, os perversos narcisistas ssão manipuladores por natureza. São pessoas que primeiro seduzem e logo vampirizam. 

A violência do perverso narcisista baseia-se em três pontos: sedução, poder e manipulação. Este tipo de pessoa tem todas as características comuns a um pervertido moral, mas é muito mais fria, calculista e tem uma maior capacidade de destruição. Marie-France Hirigoyen.

Como é o perfil psicológico de um perverso narcisista?

Em geral, o perverso narcisista:

  • Foi maltratado na infância, abandonado ou passou por algum evento traumático quando era pequeno.
  • Foi idolatrado e não teve limites quando era criança. Assim, cresceu com a ideia errada de que é onipotente. 

Qual é o perfil da vítima de um perverso narcisista?

A vítima costuma ser uma pessoa dinâmica, forte e que gosta de aproveitar a vida. É inteligente e gera uma inveja muito forte no perverso narcisista porque tem muitas qualidades. 

Mas, se essas pessoas são tão inteligentes, por que caem na rede de um perverso narcisista? Simplesmente porque não é tão fácil identificá-lo. No começo ele finge muito bem. Além de ser bastante sedutor, o perverso narcisista finge ser alguém sensível e frágil, o que faz com que a sua presa queira ajudá-lo. 

Frequentemente, a vítima é alguém que tem empatia, que sabe colocar-se no lugar dos outros. 

Além disso, é importante destacar que o perverso narcisista é um excelente actor e age sem pressa. Envolve e anula a outra pessoa aos poucos. Em um primeiro momento, faz de tudo para ganhar a confiança da vítima. Porém, quando conquista o seu apreço, passa a tratá-la como uma marionete. 

5 sinais que delatam o perverso narcisista

É difícil identificar um perverso narcisista, mas não é impossível, pois existem alguns sinais que o denunciam. Os 5 principais são:

1. O dom da palavra

O perverso narcisista utiliza de uma forma muito hábil a linguagem. Sabe confundir o outro. Faz insinuações e joga com as palavras para deixar a vítima insegura, com dúvidas e culpada. Além disso, mente muito. Pode mentir para: 

  • Não assumir sua responsabilidade;
  • Testar os outros;
  • Conhecer a reação das outras pessoas;
  • Para passar uma imagem de sucesso;

2. No início, é o parceiro ideal

Para ganhar a confiança da vítima e conquistar seu coração, fará falsas promessas. No relacionamento amoroso, será o companheiro perfeito. Se adaptará 100% aos gostos, desejos e maneira de ser do outro. Provavelmente dirá frases como “contigo sou a minha melhor versão”, “contigo me sinto libre”, “nunca amei ninguém tão forte assim”, etc. Porém, essa falsa ideia de conto de fadas irá por água abaixo quando o narcisista notar que a vítima já está totalmente envolvida na relação.

3. Tem um ar de superioridade

No fundo, o perverso narcisista é uma pessoa com baixa autoestima e bastante insegura, mas que projeta uma imagem oposta para proteger-se. Assim, tende a mostrar aos outros que não erra, que é autoconfiante, que tem sucesso e que é superior aos demais. Quando conhece alguém, sempre fala de bens materias e valoriza mais o ter que o ser. 

4. É egocêntrico

Como é uma pessoa imatura emocionalmente, o narcisista não entende que a vida não gira ao seu redor. Para ele, a outra pessoa, seus sentimentos, vontades e necessidades simplesmente não existem. Por isso, a relação com um perverso narcisista costuma ser tão desigual e desgastante. 

Além disso, como se acha superior, ele não aceita críticas construtivas e jamais tenta mudar seus pontos fracos. 

5. Mudanças repentinas de humor

Os sentimentos de um perverso narcisista são como uma montanha-russa. Muda de humor sem causa aparente e não tem estabilidade emocional. Vai, da alegria a tristeza em questão de segundos e sem que nada ocorsa para essa mudança. Quem convive com um perverso narcisita nunca sabe com que humor vai encontrá-lo. 

Você quer seguir lendo?

Muito fácil! Acesso gratuito a todos os conteúdos da nossa plataforma com artigos escritos por profissionais da psicologia

Ao continuar com o Google, aceita as nossas Condições de uso e Política de Protecção de Dados.


PUBLICIDADE

Psicólogos
Escrito por

MundoPsicologos.pt

Consulte os nossos melhores especialistas em

Bibliografia

Campbell, W. Keith & Crist, Carolyn. (2020). The New Science of Narcissism: Understanding One of the Greatest Psychological Challenges of Our Time—And What You Can Do About It. Boulder, CO: Sounds True. 

Krizan Z, Herlache AD. The Narcissism Spectrum Model: A Synthetic View of Narcissistic Personality. Personality and Social Psychology Review. 2018;22(1):3-31. doi:10.1177/1088868316685018.

Héctor Llanos Martínes, El Manual del Perverso Narcisista Para Hacerte la Vida Impossible: https://verne.elpais.com/verne/2016/09/09/articulo/1473406380_558080.html

Deixe o seu comentário

PUBLICIDADE

Comentários 23
  • Rose Vieira Paulo

    Descobri há dias atrás que sou borderline. Vivo sob domínio narcisista há 54 anos, o que descobri em 19/06/2023, na véspera de completar 54 anos. Me sinto um pouco assustada, pois, nesse momento estou desempregada, tenho algumas responsabilidades a cumprir, e meu "marido" se torna violento quando as coisas não acontecem como ele quer. Estou bastante doente, mas, não sei como agir. Acho que ele pode tentar me matar. É apenas um desabafo.

  • Bruno

    Por favor, alguém aqui, que tenha conhecimento sobre o assunto, me responda: todo narcisista perverso, com elevado narcisismo, é, necessariamente, um transtornado? Digo, este narcisista padece do transtorno de personalidade narcisista, ou é possível ser um grande narcisista perverso sem ser um transtornado?

  • Diga Não À Desinformação

    Claro, se uma pessoa tem flutuação de humor automaticamente é narcisista hahaha

  • Milton

    Tudo bem, porém a vítima também tem uma carência afetiva fora do normal, para não perceber uma manipulação amorosa de imediato!! Aqui não se explica também como tratar um narcisista, se é que existe tratamento e nem a melhor forma de se libertar de uma pessoa tão destrutiva assim!

  • Andielly

    Passei por isso, com uma pessoa que em um mês e meio destruiu toda minha vida, no início te tratam como princesa depois te tiram o chão.

  • Gerusa

    Estou com um desses a dois anos beberrão, me trai com várias mulheres pela rede social, e mentiroso demais, grita comigo, me trata com indiferença , mais me pede dinheiro, esconde nosso casamento, a família dele o detesta , uma das filha o odeia, as ex ninguem quer contato, eu , o tratava com muito carinho, hj estou percebendo que estou sentindo aversão, nojo dele. Moro na casa dele ,herança dos pais dele . Não tenho condições financeira pra comprar uma casa pra mim pois já estou próxima a terceira idade, mais tenho fé que vou conseguir um cantinho em um lugar de roça, aqui mesmo no Rio de Janeiro, e vou sair desse relacionamento que me faz muito mal.

  • Malber

    Essas explicações são perfeitas. Como pode existir seres humanos com essa expectativa de vida. É quase impossível que exista alguém com essa personalidade que se aproxima de uma figura demoníaca. Mas conheço alquem nessas condições.

  • MATHEUS SC

    Acho que após 10 anos de relacionamento minha ficha caiu. Desde que entrei nesse relacionamento minha vida começou a declinar... Sempre fui muito comunicativo, alegre, amoroso com a minha família e sempre muito querido por todos a minha volta, porém com o passar do tempo minha alegria de viver foi diminuindo, percebi que ele pode ser o narcisista oculto, para quem conhece ele, acredita que é a melhor pessoa do mundo. Mas ele não tem o mínimo de empatia comigo, é frio e muda de humor sempre que me expresso de maneira espontânea e alegre, parece ter inveja da minha forma de Ser, sempre me crítica e faz com que eu me sinta culpado por tudo que falo para ele, tento me expor e mostrar minha dor para ele, para tentarmos mudar, mas sempre o culpado de tudo sou eu, absolutamente sempre. Quando ele percebe que eu saquei a manipulação dele, ele começa a ficar bonzinho, faz gentilezas, me trata bem e eu acabo pensando que ele está querendo mudar, mas não, após 10 anos juntos cheguei a conclusão de que isso é só uma forma de me envolver mais uma vez e de me colocar de volta no ciclo do terror. Ele me controla de forma pensada e planejada, me monitora o tempo todo, invade minha privacidade e não mede esforços para está sempre na espreita. Ele acabou me convencendo a mudar de cidade, com isso deixei minha família, meus amigos e aqui na nova cidade jamais conseguimos ter amigos, (uma loucura gente), parece que ele quer se alimentar da minha energia, não quer que eu tenha amigos ou fique perto da minha família. Estou com minha auto estima esmagada, estou tão cansado desse ciclo, além de tudo ele sai com outros caras e eu preciso aceitar... Mas o pior e que com tudo isso acontecendo eu não tenho forças para sair, parece que tem um desanimo dentro do meu coração, uma falta de Amor próprio, sei lá, mas sinto uma incapacidade de deixar ele, porque realmente eu Amo ele e acreditava que poderia ser diferente, que ele poderia me amar, infelizmente isso não passou de uma grande ilusão. Ele não dá a mínima para o que sinto, não tem o mínimo de empatia para me ouvir, não me olha nos olhos, não me beija, mas sexualmente é ativo. Eu cansei de viver apenas por sexo, de não ter um acolhimento, uma troca de olhar, uma expressão de amor sincera. Hoje decidi mudar, fazer diferente, Me Amar, mas acima de tudo respeita-lo e agradecer por isso, pois hoje percebi que atrai ele para minha vida por falta de Amor Próprio, agora eu estou decidido a sair desta relação tóxica, reencontrar minha família, meus amigos e sentir de volta a realidade de quem realmente sou, um ser amoroso, extrovertido, que gosta de pessoas, de brilhar, de sorrir e viver a vida intensamente... Durante esses 10 anos esqueci de quem realmente eu Sou, por medo de não ser amado aceitei cair na armadilha de um narcisista, mas só mesmo tempo ele foi a Cura daquilo que ressoava dentro de mim. Hoje 17/03/2023 decidi que vou me amar, que vou ter compaixão por ele, que não vou me vitimizar, mas sim me curar Plenamente, sair daqui, viajar, reencontrar com a vida, comigo mesmo, com a minha essência natural. É muito difícil, claro, meu coração está triste, eu tive minhas esperanças despedaçada, mas a Verdade precisa prevalecer, não posso mais me enganar, não suporto mais me deixar pra segundo plano. Estou com 34 anos, hoje decidi zerar, começar daqui um novo ciclo, como se hoje eu estivesse renascendo.... Eu escolhi me Amar, aproveitar a vida enquanto é tempo, me cuidar, sorrir, me abri de volta para o mundo, hoje eu descobri o Amor dentro de mim, jamais cairei na besteira de procura-lo do lado de fora, está busca foi em vão, enquanto eu buscava o amor nele, só ia me afastando de mim mesmo... Eu Sou o Amor!

  • Thai

    Se o indivíduo já é assim por natureza, então não tem mais jeito? Porque infelizmente eu tenho todos esses traços e faço terapia junto com medicação mas as vezes por impulso, ainda acontecem alguns deslizes sem eu nem perceber...

  • Claudia Mal

    Sinto que estou me relacionando com narcisista, me bombardeira de frases de amor, que sou a mulher da vida dele e que Deus que nos uniu, minha energia está abalada.sinto muita irritação com as declarações dele. As vezes me faz sentir eu sou muito incapaz de amar, e que logo vou reconhece lo como homem ideal. Faz de tudo pra me agradar e manda msg em 10 e 10 min. Sinto que é um homem muito carente e já disse que não estou sabendo lidar com excessos


A carregar...



últimos artigos sobre problemas e transtornos

PUBLICIDADE