O que é a psicoterapia?
A psicoterapia tem como finalidade o tratamento de problemas psicológicos, sendo que estes podem ter diferentes raízes, manifestações e implicações. Na psicoterapia existe sempre uma relação entre paciente(s) e terapeuta(s) que pode ter diferentes contornos e que vai definir quais os métodos e abordagens a assumir.
O principal objetivo da psicoterapia, tal como a palavra indica, é ajudar a pessoa a resolver questões relacionadas com a mente que se podem manifestar a nível psicológico, comportamental e emocional.
Porque fazer psicoterapia?
O recurso à psicoterapia pode ter diferentes causas: um problema específico, uma questão de personalidade, situações relacionadas com um determinado período da vida ou até pode surgir da vontade da pessoa de se conhecer de uma forma mais profunda.
A quem se destina a psicoterapia?
A psicoterapia não tem um público alvo definido. Cada pessoa poderá ter diferentes motivos para recorrer à psicoterapia.
De facto, existem psicoterapias dirigidas a grupos que se podem dividir por idades (psicoterapia infantil, do adolescente, do idoso…), por ocupações, ou por sintomatologias comuns (para curar estados de ansiedade, depressão, stress…).
Quais são as diferentes abordagens de psicoterapia?
Existe uma grande variedade de psicoterapias. Estas distinguem-se por partirem de diferentes abordagens teóricas. A linha de um profissional determina a forma como trabalha cada caso mas, por outro lado, são as particularidades de cada paciente que vão delinear a forma como evolui o processo terapêutico.
Entre as diferentes abordagens encontramos:
- Psicanálise
- Terapia cognitivo-comportamental
- Psicodrama
- Terapia familiar e sistémica
- Arte-terapia
- Terapia centrada na pessoa
- Psicoterapia breve
- Gestalt
- EMDR
Como saber se a psicoterapia funciona?
O processo psicoterapêutico é construído em conjunto pelo terapeuta e pelo paciente. Os resultados não são instantâneos e requerem esforço para que se tornem visíveis. Para avaliar o sucesso de uma terapia é importante ir além do que é visível, ou seja, dos comportamentos.
Na maioria das vezes o que leva uma pessoa a recorrer a um psicoterapeuta é um sofrimento interior que, muito frequentemente, não é perceptível sequer no círculo mais restrito de relações do indivíduo. Assim, é importante fazer uma auto-avaliação para averiguar os efeitos provocados pela psicoterapia: os progressos devem ser avaliados em conjunto por terapeuta e paciente.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Escrito por
MundoPsicologos.pt
Nosso comitê de especialistas, formado por psicólogos credenciados, está empenhado em fornecer informações e recursos precisos e confiáveis. Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.