O que é o Stress?
O stress é uma resposta natural do organismo perante uma situação que é percebida como perigosa ou ameaçadora. É o que prepara o organismo para responder a estas situações, disponibilizando-se para lutar, fugir ou congelar. Esta preparação desencadeia uma descarga de adrenalina que, como não é utilizada num movimento físico, pode ser prejudicial para o organismo. O Prof. Hans Seyle, criador do termo "stress", dizia: "não é o stress que nos mata mas sim a nossa reação ao stress".
O stress pode ser agudo, se se tratar de uma reação pontual, ou tornar-se crónico, quando existe uma prolongada exposição ao factor gerador de stress. Em situações limite, pode considerar-se ainda o burnout.
Quais são as causas do stress?
O stress não surge apenas face a situações desagradáveis. Muitas vezes uma pessoa pode experimentar stress perante acontecimentos excitantes e positivos que impliquem mudanças e emoções fortes.
Deste modo, não é possível especificar uma causa concreta para a existência de stress, dependendo de indivíduo para indivíduo. Identificar quais são os elementos stressores de cada pessoa ajuda ao seu tratamento.
São elementos geralmente stressores:
Quais são os sintomas do stress?
O stress manifesta-se através de uma vasta gama de sintomas, sejam eles de ordem física ou psicológica. Entre os sintomas mais comuns podem encontrar-se os seguintes:
Cansaço (físico e mental) e apatia;
Alterações de memória e concentração;
Ansiedade, preocupações, alterações de humor;
Irritabilidade e incapacidade de relaxar;
Sentimento de estar sobrecarregado, de solidão;
Abuso de substâncias ativantes ou relaxantes;
Dores musculares, problemas gastrointestinais;
Dores no peito, de cabeça e tonturas;
Taquicardia;
Perturbações de sono, dos ritmos de vigília e a nível do ciclo menstrual;
Suores.
Quais os tipos de stress que existem?
Consoante o nível de stress, as suas manifestações e o tipo de stressores, podemos diferenciar alguns tipos de stress:
Fala-se de stress agudo quando se trata de um episódio isolado, reação a uma situação específica. Quando estas situações se prolongam no tempo e as reações de stress são recorrentes, pode estar a passar-se para um stress crónico. Já a sua versão limite passará a corresponder ao síndrome de burnout.
O conhecido stress pós-traumático, por sua vez, acontece quando a pessoa, após ter sido sujeita a um acontecimento perturbador, revive a situação e sente um perigo iminente noutras situações mais ou menos semelhantes. É o que acontece frequentemente a pessoas que viveram em cenários de guerra.
Como superar o stress?
É essencial que a situação seja avaliada por um especialista que poderá dar as melhores indicações para a cura. Além disso, manter uma dieta equilibrada, um estilo de vida saudável e uma boa gestão de tempo são condições que reduzem bastante o risco de padecer de stress.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Escrito por
MundoPsicologos.pt
Nosso comitê de especialistas, formado por psicólogos credenciados, está empenhado em fornecer informações e recursos precisos e confiáveis. Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.