O que é a depressão?
A depressão é uma perturbação do humor e é uma das mais comuns doenças de foro mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão constitui um dos maiores problemas de saúde do mundo desenvolvido, sendo que, em Portugal, a sua prevalência nas formas mais ligeiras pode estar acima dos 20% da população e, nas suas formas mais severas afeta entre 2 e 9% da população.
A depressão é uma perturbação que afeta sobretudo as mulheres embora haja estudos que comprovam que a partir dos 65 anos esta diferença deixa de ser significativa.
Pessoas que sofrem de depressão sentem intensos sentimentos de tristeza que ocorrem todos os dias, causam sofrimento e podem afetar o dia-a-dia da pessoa, quer a nível pessoal como familiar e laboral.
A cura da depressão pressupõe um tratamento especializado, pelo que é de extrema importância consultar um profissional, dado que existem terapias muito eficazes no tratamento da depressão.
Quais são as causas da depressão?
A depressão pode ter diferentes origens e desenvolver-se de forma muito distinta de pessoa para pessoa. Crê-se que na génese desta perturbação estão factores psicológicos, ambientais e físicos, e é a combinação destes três grandes conjuntos de factores que pode resultar no desenvolvimento da depressão.
Tal significa que podem haver fatores hereditários, fatores relacionados com a história de vida, existência de traumas, vivência de determinadas situações, factores relacionados com condições físicas, hormonais ou relacionadas com os neurotransmissores, entre outros, que contribuem para a evolução desta doença.
Quais são os sintomas da depressão?
A depressão não deve ser confundida com a tristeza e, regra geral, causa sérias dificuldades na vida quotidiana de quem dela sofre. Podendo ter diferentes formas e graus de gravidade, geralmente os seus sintomas incluem:
Sentimentos de profunda tristeza;
Sensação de aborrecimento perante a vida;
Alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, tensão, preocupação constante, medos;
Sensação de insegurança;
Sentimentos de culpa;
Quebra de energia, fadiga, torpeza;
Perturbações ao nível do sono e do desejo sexual;
Perturbações no apetite e alterações significativas de peso;
Sensação de desânimo e falta de interesse pelas atividades do dia-a-dia;
Baixa autoestima;
Dificuldades de concentração;
Ideação suicida (nos casos mais graves):
Sintomas físicos e psicossomáticos (dores de cabeça, dores no peito, problemas de estômago e a nível intestinal, dores...).
Como saber se tenho depressão?
A avaliação da depressão, além da verificação dos seus sintomas, deve ser realizada por um especialista na matéria, que terá as ferramentas necessárias para realizar um diagnóstico preciso para cada pessoa.
No entanto, a sua deteção precoce e a procura atempada de um profissional são fatores preponderantes para a cura, pois quer a auto-consciência, quer a predisposição para o tratamento influenciam o seu sucesso.
Como curar a depressão?
A cura da depressão pode incluir o recurso a diferentes tipos de terapias, que podem ou não contemplar a administração de medicamentos. A escolha de um ou outro método depende, em larga escala, do grau e tipo de depressão que se apresente.
Além da inclusão da pessoa como peça ativa do tratamento, é de extrema importância o suporte familiar e social durante o tratamento.
É, no entanto, imprescindível o recurso a um profissional especializado.
As informações publicadas por MundoPsicologos.pt não substituem em caso algum a relação entre paciente e psicólogo. MundoPsicologos.pt não faz a apologia de nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
Escrito por
MundoPsicologos.pt
Nosso comitê de especialistas, formado por psicólogos credenciados, está empenhado em fornecer informações e recursos precisos e confiáveis. Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.